Beber chá regularmente mantém o cérebro saudável, diz pesquisa



As folhas da Cammelia sinensis, planta responsável pelos mais diversos chás - como chá verde, preto e o branco - contém antioxidantes e outros compostos químicos que ajudam a melhorar nossa saúde e bem-estar. Entre alguns benefícios já comprovados estão a melhora do humor e prevenção de doenças cardiovasculares.


Um estudo recente, liderado pelo professor Feng Lei da Universidade de Cingapura, revelou que o consumo regular de chá pode melhorar a eficiência e saúde do cérebro.


A equipe de pesquisa recrutou 36 adultos com 60 anos ou mais e reuniu dados sobre sua saúde, estilo de vida e bem-estar psicológico, entre os anos de 2015 a 2018. Os idosos também foram submetidos a exames neuropsicológicos e ressonância magnética (RM).


Ao analisar o desempenho cognitivo e os resultados de imagem dos participantes, a equipe de pesquisa descobriu que indivíduos que consumiam chá verde, chá oolong ou chá preto pelo menos quatro vezes por semana durante cerca de 25 anos tinham regiões cerebrais interconectadas de maneira mais eficiente.

"Nossos resultados oferecem a primeira evidência de contribuição positiva do consumo de chá para a estrutura do cérebro e sugerem que o consumo regular de chá tem um efeito protetor contra o declínio relacionado à idade na organização do cérebro", explica Professor Feng Lei.

“Mostramos em nossos estudos anteriores que os consumidores de chá tinham melhor função cognitiva em comparação aos que não bebem chá. Nossos resultados atuais relacionados à rede cerebral apoiam indiretamente nossas descobertas anteriores, mostrando que os efeitos positivos da ingestão regular de chá são o resultado de uma melhor organização cerebral provocada pela prevenção de interrupções nas conexões inter-regionais", completa.

O professor Feng Lei e sua equipe planejam continuar examinando os efeitos do chá, bem como seus compostos bioativos e como colaboram para preservar uma melhor cognição e saúde do cérebro durante o processo de envelhecimento.

Incrível né?! Enquanto aguardamos novos estudos e comprovações científicas sobre os inúmeros benefícios do chá para nossa saúde e bem-estar, vamos degustando mais uma xícara dessa bebida tão especial.


Aproveite nossos blends Ventania e Sorte que contém folhas de chá verde para brindar essa descoberta - loja online. Saúde!

Trechos traduzidos e adaptados da publicação original, disponível aqui e aqui.

Confira estudo completo aqui.

#benefícioschá #cammeliasinensis #saúde #bemestar

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo